sexta-feira, 19 de março de 2010

Projeto Boleiro finaliza atividades do ano com grande festa de Natal - Amapá

Cerca de 200 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Boleiro da Polícia Civil participaram da festa de confraternização natalina no último dia 19. Na programação, destaque para a peça teatral Grito de Alerta, encenada pelos integrantes do projeto, que abordou temas polêmicos como violência doméstica, alcoolismo, consumo e tráfico de drogas.

 O projeto Boleiro da Polícia Civil nasceu em 2005, como parte de uma ação ainda maior chamada Coração de Estudante. Realizado na sede da Associação dos Servidores da Segurança Pública- Assegup, o projeto desenvolve através da prática esportiva do futebol, natação, voleibol, judô e karatê, conceitos de inclusão e cidadania. Crianças e adolescentes na faixa etária de nove a dezessete anos participam das atividades. Um ônibus exclusivo do projeto transporta os estudantes para a sede do projeto. Coordenado pelo professor de educação física Lisboa, o Boleiro faz a diferença na vida dessas dezenas de famílias beneficiadas.

 O jovem acadêmico de educação física, João Carlos, é instrutor do projeto Boleiro e avalia a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes, especialmente as mais vulneráveis em razão das dificuldades econômicas e exclusão social. “Aqui temos oportunidade de trabalhar valores associados a comportamento e condutas corretas para as nossas vidas e que muitos deles não tem acesso em razão das carências de formação”.

Para os que já completaram 16 anos são oferecidos cursos profissionalizantes em parceria com o SENAC, nas áreas de mecânica, informática, dentre outros que possam facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

 Durante a festa teve distribuição de brinquedos para as crianças e camisas de time clubes de futebol para os adolescentes, além de muito lanche, refrigerante, pipoca, palhaços, brincadeiras para todas as idades e o tão esperado Papai Noel. As mães presentes também puderam se divertir diante da alegria de seus filhos e do show do cantor e policial civil Ícaro Rossi.

 A chegada do Grupo Tático Aéreo da Policia Civil – GTA chamou atenção da garotada. Delegado Celso Pacheco emocionou-se quando foi abordado pelo pequeno Luciano, de apenas quatro anos, filho do colaborador da Polícia Civil, Lourival Trindade. “Eu estava chegando e essa criança que me disse o seguinte: sempre vejo vocês voando, mas eu nunca tive a oportunidade de voar”, disse. Em seguida pediu autorização dos pais de Luciano e o levou para uma volta de helicóptero. Sonho realizado!

 No encerramento da festa, o Delegado Geral da Policia Civil, Paulo César Cavalcante Martins, ressaltou o quanto o projeto Boleiro é importante para a Polícia Civil. “Apesar de todas as dificuldades, o projeto não pode parar. Faremos todos os esforços para que no próximo ano muitas outras crianças possam ser atendidas. Entendemos que só através da parceria, do trabalho voluntário e do amor podemos construir um mundo melhor para as nossas crianças que tanto precisam de nossa ajuda. A maior satisfação é nossa em poder contribuir de alguma forma para melhorar a vida de quem tanto precisa”, finalizou.

Extraído do site:
http://www.policiacivil.ap.gov.br/noticias2009/noticiasdezembro.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário