sexta-feira, 19 de março de 2010

Polícia Civil e Afrorregae lançam projeto “Papo de Responsa” - Rio de Janeiro

21/8/2009 - ASCOM/PCERJ
Camila Donato

Um ex- criminoso e um policial civil de mãos dadas. Em princípio essa imagem pode parece impossível, mas é o que vem acontecendo nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. O chefe de Polícia, delegado Allan Turnowski, o governador Sérgio Cabral e o presidente do Grupo Cultural Afrorregae, José Junior assinaram, nessa sexta-feira, no Palácio da Guanabara, o projeto “Papo de Responsa”.

Com o objetivo de promover uma integração entre polícia e comunidade, o “Papo de Responsa”, leva às escolas estaduais e abrigos para menores infratores, um policial civil e um ex-criminoso que tem a missão de mostrar a essas crianças a realidade da violência e do crime. Na ação são abordados temas relacionados à violência, às drogas e à segurança pública.

Para o chefe de Polícia o “Papo de Responsa” é uma parceria fundamental para a Polícia Civil do Rio de Janeiro. “Esse projeto é o norte que faltava para a nossa Polícia Civil trabalhar pensando num futuro melhor. Essa integração da polícia com a comunidade é a forma de romper as barreiras do preconceito.”, disse o delegado.

O convênio vai permitir a criação de projetos de prevenção e integração social com as comunidades carentes do Rio de Janeiro, evitando os estereótipos, as classificações e rótulos, além de prevenir os jovens sobre as implicações e conseqüências do uso de entorpecentes, envolvimento com o tráfico de drogas e demais crimes.

Em discurso o governador Sergio Cabral falou da importância do convênio e afirmou que já conversou com o Prefeito Eduardo Paes para disponibilizar o projeto às escolas municiais do Rio. “Trabalhando juntos é que vemos como podemos resgatar as pessoas e coloca-las no caminho certo. O “Papo” tem que rolar não só para a comunidade, mas para o policial também. Já conversei com prefeito para ele levar o projeto para as escolas municipais também, porque vale a pena.”, declarou Sergio Cabral.

O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar o bom trabalho realizado pelo delegado Allan Turnowski a frente da Polícia Civil. “O Allan é o melhor policial civil do Brasil, porque ele une coragem pessoal, com inteligência e bom senso. Ele vem desenvolvendo um trabalho fundamental.”, afirmou Cabral.

A Secretária de Estado e Educação, Tereza Cristina Porto Xavier explicou que somente com este tipo de parceria será possível termos um futuro melhor para nossos jovens e crianças, longe da violência. “Nós só vamos construir uma cultura de paz introduzindo esse “Papo de Responsa” nas nossas escolas, para que nossos jovens e crianças pensem muito sobre a responsabilidade que cada um tem para a construção de uma cidade unida e fraterna, onde todos nos possamos viver com qualidade.”, ressaltou ela.

Extraído do site:
http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=7421

Nenhum comentário:

Postar um comentário