sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Texto e fotos da reunião com a Zona Rural de Santana

Abaixo consta fotos da reunião que realizou-se no dia 04 de fevereiro na Escola Estadual Domingos Donato Rivelli.
Na ocasião foi apresentada a terceira ação do Projeto Polícia Civil Comunitária, que é denominada Zona Rural Solidária (Vizinho Solidário) e foram discutidas medidas visando prevenir a ocorrência de crimes na Zonal Rural do município.
Apresentamos algumas fotos da reunião, bem como foto do mapeamento da criminalidade na Zona Rural da cidade.
Veja também o texto que foi entregue para os participantes da reunião.



DICAS DE SEGURANÇA NAS PROPRIEDADES RURAIS
- Muitas vezes o crime acontece em razão da facilidade, da oportunidade. O criminoso fica esperando a oportunidade para furtar, roubar ou até mesmo matar. Às vezes somos descuidados e “damos sopa ao azar”. Saímos de nossas casas e deixamos a porta ou a janela abertas. Deixamos o carro com a chave no contato ou com os vidros abertos. Nesses casos surge a oportunidade e os ladrões se aproveitam disso para furtar nossas coisas. Se criarmos dificuldade, com certeza ele vai “pensar duas vezes” antes de praticar o furto. Todos somos vítimas em potencial e por isso devemos prevenir e prevenir é criar dificuldades, instalar alarmes, armadilhas, colocar chaves, segredos, etc.
- Nas propriedades rurais é comum guardar máquinas, tratores, implementos, insumos agrícolas, veículos de alto valor de custo e essenciais às atividades agrícolas e por isso devemos nos prevenir que sejam furtados. Sempre que possível tenham um seguro de seus bens e invista na proteção deles. As máquinas agrícolas, devem ter a saída dificultada com correntes, alarmes, travas, etc. Melhore o barracão onde eles ficam guardados, coloque cadeados, portas, correntes, melhore a iluminação do local. Se você ou algum funcionário morar na propriedade, coloque interruptores na casa e, se no meio da noite perceber barulhos estranhos, acenda as luzes da propriedade, que com certeza ele sairá correndo.
- Ter um cão de guarda também é muito importante e necessário. Gansos no local também ajuda muito pois fazem bastante barulho se alguém estiver no local.
- Se você tiver empregados deve saber quem são, de onde vieram, se eles tem passagens pela polícia, se eles têm referências, etc. É necessário saber o nome do empregado, não apenas o apelido. Procure saber quem trabalha para você, seus parentes, seus amigos. Cuidado com pessoas que querem aplicar golpes e que passam por amigos de seus amigos.
- Procure fazer um cadastro de seus empregados , contendo foto recente, o nº da identidade, nome do pai, mãe, local de nascimento e carteira de trabalho. Procure colocar outros endereços, por exemplo, parentes de outras cidades. Ajude seu empregado a obter os documentos.
- Faça uma relação completa de seus bens, com número, tipo, modelo, cor, sinais característicos. Guarde cópias de documentos de veículos e decalques de chassi, motor, onde somente você saiba. Seus animais devem ser marcados com sua marca. Carimbe sua marca em uma folha de papel, pois poderá precisar dela para mostrar a Polícia se os animais forem furtados/roubados. Procure fazer uma marca diferenciada. Se alguém lhe oferecer algum objeto para comprar procure saber da procedência, pois muitas vezes criminosos pegam produtos furtados em propriedades rurais, como por exemplo, defensivo agrícola, para vender em outras propriedades.
- Vigie sua propriedade contra estranhos. Se alguém que você não conhece for até a sua propriedade, peça seus documentos, anote o nome e o número do documento. Muitas vezes acontece de estelionatários tentarem aplicar golpes. Se você tiver feito isso a chance dele fazer algo será menor. Cuidado com andarilhos, videntes, etc. Muitos passam pela propriedade, aplicam golpes, furtam coisas e nunca mais são encontrados.
- Peça aos empregados que fiquem de olho em pessoas estranhas. Cuidado com as pessoas que às vezes vem fazer pequenos consertos e trazem amigos. Não deixe que vejam sua casa ou que vejam bens de valor.
- Mantenha bom relacionamento com seus vizinhos. Forme uma rede informal de comunicação e solidariedade. Avisem-se uns aos outros sobre qualquer coisa suspeita e que venha quebrar a rotina diária. Vocês, ao final da reunião, terão os nomes e telefones de todos os participantes da reunião. Se perceberem algo estranho um deve ligar para o outro e se perceberem que é um crime liguem para a Polícia.
- A noite, evite chegar sozinho e muito cuidado ao abrir a porteira. Muita gente é assaltada ao descer do carro. Procure deixar alguém de guarda, evite deixar sua casa e sua propriedade sozinhas. Em propriedades que sejam próximas da rodovia é muito importante tomar cuidado. Também pode acontecer da pessoa fingir que o carro está quebrado para observar sua casa, sua rotina de trabalho e se você for até o local para ajudar ele pode te roubar. Acostume-se a correr a cerca, verificando se não há corte de arame. A noite procure não deixar animais próximos a cerca.
- Nunca reaja, nunca enfrente bandidos armados pois você pode perder seu bem mais preciso: a vida. Não seja valente, poderá sofrer um tiro ou golpes fatais. Tente não ficar mais nervoso que o ladrão, mas discretamente, procure observa-lo, com detalhes, modo de falar, se é canhoto, se tem óculos, tatuagens, gírias, sotaques, cicatrizes. Não acredite em certas ameaças, após o fato, chame a Polícia, o mais breve possível. Assim terá mais chance de prender ele e recuperar seus bens.
- O local do crime deve ser observado por peritos, portanto não mexa nas coisas que diz respeito a cena do crime. Não misture as marcas de passos ou dos veículos. Em síntese, mantenha o local preservado. O que você pode fazer é, mesmo antes da Polícia chegar, tomar notas, detalhes, perguntar para os vizinhos, tentar descobrir o maior número possível para transmitir para a Polícia. A Polícia Civil tem o seu crime e todos os outros que ocorrem para investigar, então procure passar sempre informações, pois assim haverá mais chance do autor do crime ser preso.
Para finalizar, qualquer dúvida que vocês tenham, contem com a Polícia Civil de Santana da Ponte Pensa. Somos preparados para investigar crimes e procuramos fazer sempre o melhor. Se vocês ajudarem com certeza nosso trabalho será mais eficaz e teremos mais chances de esclarecer os crimes e prender os criminosos.

Adaptação do artigo escrito pelo delegado de polícia Feres Cury Karam, na revista da ADPESP, ano 20, número 28, publicada em dezembro de 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário